sexta-feira, 29 de maio de 2009

A revolta que morreu na praia


Qual o objetivo principal de uma passeata, da Isabelita dos patins e de uma criança birrenta?

Chamar a atenção. Para si ou para alguma causa.

Concorda comigo que para ser notado, é preciso destoar, exagerar, chocar. Afinal que autoridade repensaria algum decreto com uma passeata de meia dúzia de gatos pingados? Que Barbie a criança birrenta ganharia se não envergonhasse a mãe no shopping? O que a Isabelita dos patins ganharia se não patinasse fantasiada pelas ruas do Rio de Janeiro? Bem, não sei direito o que ela ganha, mas pode estar certo que ela também não ganharia...

Nós, seres humanos, que vivemos em sociedade, sabemos que para conseguir certas coisas precisamos nos esforçar,apelar, agir diferente, para que o nosso alvo, seja ele o que for e quem for, nos perceba.

Esta semana, um fato me chamou a atenção. Dizia a noticia: “Cerca de 50 baleias e golfinhos morreram ao longo do litoral de Hamelin Bay, no sul da cidade australiana de Perth. Segundo o porta-voz do Departamento de Meio-Ambiente estadual, Greg Mair, 80 animais encalharam na região nesta segunda-feira.” (Fonte: Portal Terra)

Segundo a notícia, não se sabe ao certo o que teria causado este triste acontecimento. Li alguma coisa sobre sonares submarinos, recifes, mas nada muito detalhado...

Bom, eu tenho um palpite.

Além de nutrir simpatia por golfinhos e baleias e ter lamentado a morte destes, fui tomada por uma divagação: Será que esses mamíferos (considerados super-inteligentes, em especial os golfinhos) não teriam planejado este suicídio coletivo para chamar nossa atenção para toda a destruição do planeta?

Um golfinho revolucionário discursando num palanque:

-Não aguentamos mais essa situação!!Unemo-nos!!Temos que nos comunicar com os humanos de algum jeito!!Nossa tática de diálogo através de nossas cambalhotas e acrobacias não tem dado certo... Eles passaram a nos adorar por isso! O mar está mudado, toda a Terra está sofrendo!!Temos que reverter esse processo!!

Um sábio golfinho, estilo Mestre dos Magos, declara:

- Só há um jeito. Alguns de nós temos que nos sacrificar para que o mundo se salve. Só com a tragédia eles perceberão que algo está errado.

Desespero geral, confusão, mães-golfinhas chorando, até que um se levanta e corajosamente diz:

-Eu estou disposto a me sacrificar pelo bem de todos.

Espanto. Silêncio. Lentamente outro golfinho lá atrás se levanta e diz:

- Eu também me sacrifico.

A partir daí passa ser questão de honra participar do chamado. Vários ao mesmo tempo se levantam e o time dos heróis-suicidas se forma.

No dia do protesto toda a comunidade “golfinheira” migra para a Austrália e se despede dos heróis que estão prestes a morrer.

Considerando que os golfinhos tem um cérebro grande, sendo considerados por alguns os mamíferos mais inteligentes e que são capazes de se comunicar com o som, até a distância, a idéia de que a morte dos 50 golfinhos e baleias foi um protesto da comunidade submarina não me parece tão absurda assim.

É uma pena que ninguém tenha se tocado disso. Só ficaram preocupados em salvá-los.

A essa hora o golfinho-mestre-dos-magos está sendo crucificado em praça pública porque o apelo não funcionou, os humanos não ficaram chocados com o suicídio em massa a ponto de mudar alguma coisa.

É bom comerçarmos a dar atenção a esses sinais, todo dia acontece um. A natureza toda está se mobilizando. E nós insistimos em não ver.

E o golfinho-mestre-dos-magos, num sopro de esperança, suplica:

- Não desistam!!Lutem até o fim!! Precisamos nos salvar!!!Precisamos nos salvar!!!

E estas foram suas últimas palavras.

5 comentários:

  1. Eu estava na Aus nessa epoca. Me fez lembrar muita coisa, inclusive o horror das imagens. Gostei do texto.

    Mais um beijo,
    Jubs.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. E o Douglas Adams também: http://www.youtube.com/watch?v=a6855H12Ueg (infelizmente não achei, no Youtube, a versão com a voz do Zé Wilker narrando. Sensacional!)

    ResponderExcluir
  3. muito bom esse vídeo Breno!!Não tinha visto ainda!
    Pena que não to conseguindo postar. ainda não mexer direito nesse troço..

    ResponderExcluir
  4. Quete.. curti!
    Podia até virar um filme..
    A revolta dos golfinhos!
    :]

    ResponderExcluir
  5. Olá Mônica, sou Filippo. Estava procurando uma amiga com o mesmo nome e acabei encontrando você.
    Bom, já que estou aqui... vamos lá...rsrs.
    Gostei do seu estilo de escreve. Simples, objetiva, direta... parece que você gosta de falar da realidade, nua e crua. Pois eu também gosto, mais muitas vezes eu viajo, não dá pra ficar aqui o tempo todo. Estressa. Bom, tenho um blog, se quiser dá uma olhada: www.pensamudo.blogspot.com
    Espero poder nos falar mais vezes.
    Até

    ResponderExcluir